quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tratamento do Linfoma no SUS: não podemos deixar esse assunto morrer.


Até abril desse ano, quando a Ministra Dilma Rouseff foi diagnosticada portadora de Linfoma, um tipo de câncer muito mais comum do que se imagina, as pessoas sabiam pouco ou quase nada sobre o assunto.Uma pesquisa do DataFolha, realizada em 2008, revela que 66% dosbrasileiros nunca sequer ouviu falar nisso, e dados obtidos pela Abrale só confirmam as estatísticas: de 895 pacientes em tratamento, 87% não faziama menor idéia do que era o Linfoma antes de contrairem a doença.Apesar do burburinho que se formou em volta do assunto, provocado pelodiagnóstico da Ministra (e, atualmente, da autora da TV Globo, GlóriaPerez), pouca gente faz idéia, por exemplo, que o Linfoma mata mais que 3mil pessoas por ano, o que corresponde a uma média de 8 pessoas por dia.Outra informação curiosa, que só quem sofre com a doença sabe, é que o SUSnão possui tratamento adequado para o Linfoma e que a lista demedicamentos para esse tipo de câncer não é atualizada há mais de 10 anospelo gorverno. Além disso, muitos médicos da rede pública desconhecem como diagnosticar e tratar os pacientes, o que diminui substancialmente aschances de descobrir a doença a tempo de curá-la.Em poucas palavras, quem não tem dinheiro para arcar com um tratamento emhospital particular como, felizmente, está fazendo a Ministra Dilma, acabapor não ter acesso aos medicamentos mais modernos - como o MabThera - que,combinados com a quimioterapia, garantem índices muito maiores derecuperação.Quando diagnosticado a tempo e tratado com os medicamentos certos, ospacientes com Linfoma tem 95% de chance de cura.A esperança é que, quem sabe agora, o governo comece a olhar para esseassunto com outros olhos e recupere os 10 anos de atraso no tratamento dadoença.COMO CADA UM DE NÓS PODE AJUDARA única forma de ajudar quem não tem como bancar um tratamento particulara se curar do Linfoma, é divulgando o assunto e ajudando a mobilizar apopulação para que ela exija que o tratamento adequado esteja disponívelpara toda a população.A problema é que o assunto, de um mês para cá, começou a cair noesquecimento. E para que haja uma resposta do governo, precisamosmobilizar a opinião pública.

Fonte: Abrale

8 comentários:

  1. não sabia que havia esta dificuldade tão grande no tratamento pelo sus do linfoma.
    Conheço pessoas que se trataram e estão bem....

    O que podemos fazer ... é divulgar e cobrar!

    Estes dias minha tia descobriu um cancer e teve que buscar tratamento no sus...
    Fui com ela resolver todos os tramites...
    Foi complicado!!! Mas, mostrando firmeza, conhecimento e empenho, ela ja esta em tratamento e tudo indo muito bem!!!!

    beijos.
    torço por vc.

    ResponderExcluir
  2. ah! adorei a novo formato do blog...
    límpido.... como a vida precisa ser!

    ResponderExcluir
  3. É amiga, não é só com o linfoma que acontece isso.
    Estão gritando aos quatros ventos que agora mamografia é direito à partir dos 40 anos.
    Uma amiga sem recursos está com um nódulo na mama e foi a um médico do SUS. Ela tem 37 anos. Ele disse que ela não se preocupe, pois ainda não é hora de fazer mamografia. Se for algum câncer, daqui a tres anos, quando o SUS autorizar a mamografia ela não será mais necessária, pois minha amiga poderá estar morta.
    Tive câncer de mama com 38 anos. Quem disse que tem hora certa pro câncer chegar? Às vezes é antes dos 40, como no meu caso.
    Isso é desumano.
    bjs,
    Marilisa

    ResponderExcluir
  4. Filha querida, vamos repartir com todos o pouco que sabemos sobre o linfoma e tudo o mais. O resto fica muito pequeno dinte da luta de todos para sobreviver em todos os sentidos a um dagnóstico e cancer.Vamos ser feliz com a chuva que cai, com as estrelas do ceu, com as flores dos jardins,com o sol que brilha,com o Amor de Deus, o resto, como lhe disse, é muito pouco. beijokas.mamy

    ResponderExcluir
  5. É isso ai não podemos deixar esse assunto (SAUDE) morrer e nem as pessoas, por causa da indiferença de políticos que só representam a sua carteira.

    Um abração

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo pessoal, esta dificuldade para conseguir o seu medicamento pelo SUS é para qualquer doença. Mas está chamando a atenção agora por que a Min Dilma tratou com um remédio chamado Mabthera que não está na lista desatualizada do SUS.

    Um grande problema está no fato de muitos médicos não instruírem o paciente quanto a medicamentos que potencializam a quimio e melhoram as condições de vida de um paciente de linfoma (estes remédios são a resposta para a disposição da Ministra durante o tratamento) justamente por não terem disponíveis.

    Por isso temos que alertar nossos amigos e parentes para buscar estas informações com outros especialistas e, até mesmo em sites e livros. Só assim podemos exigir nossos direitos.

    No site da Abrale tem muitas informações, inclusive sobre as leis e como proceder para entrar com um processo para que o Estado custeie os remédios.

    Vamos levar isso à diante, pessoal!

    ResponderExcluir
  7. Meu marido é portador de linfoma e realmente ha sim uma grande dificuldade para se ter o tratamento correto no sus !!!!!! Mas com enpenho e conhecimento e acima de tudo o senhor Jesus no comando tudo vai acabar bem. se alguem quizer trocar esperiencia vamos tc no msn gecksonjose@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. meu namorado tem linfoma mais Deus é grande e está no comando fé em Deus qe ele é justo

    ResponderExcluir