segunda-feira, 29 de junho de 2009


Hoje faz alguns dias da minha alta do Hospital, do meu último ciclo.Esses dias tenho sentido pela última vez os terríveis efeitos colaterais que me acompanharam por 6 meses.Mas a sensação de que é a última vez, me dá uma felicidade interminável.As últimas dores de cabeça, os últimos enjôos, os últimos xixis "cor de fanta",a pele seca, o inchaço, a careca...(meu cabelo tá nascendo, tão bonitinho, não sei se vai cair ou não)
Hoje espero mais ansiosa do que nunca que chegue logo o dia da minha Tomografia.E espero mais ainda que ela me traga a melhor notícia do mundo: Você está curada! Não existe nenhuma forma de linfoma em você! Pode ir, pode viver.

Durante o tratamento minha irmã querida fez pra mim 1.000 tsurus (foto) para que eles recuperassem a minha saúde, e foi um dos atos mais lindos que alguém pode fazer por mim.Então hoje, eu mando esses tsurus que me deram tanta esperança na luta contra esse linfoma para todos aqueles que ainda estão nesta luta, que ainda esperam pela última gota de quimioterapia,e também para aqueles que terminaram, pra que vocês possam recomeçar, renascer, e reflorecer.Queria também dizer que as pessoas que compartilharam essa luta com todo mundo, pelo blog, por sites, por msn, me ajudaram muito a ter força pra enfrentar isso.Obrigada a todos vocês!
Que cada pássaro destes leve paciência para enfrentar essa luta diária, e que vocês sempre tenham muita esperança dentro de si mesmos.Acreditem.Vocês já são pessoas curadas a partir do momento que passaram a lutar pela vida.

Simbologia do TSURU
A ave Tsuru (tradução - grou ou cegonha), simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami).
A sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas. Antigamente costumava-se pendurar estas aves de papel, no teto, para distrair as crianças, especialmente os bebês. Eram oferecidas também nos templos e altares, juntamente com as orações, para pedir proteção. Acredita-se que originalmente elas tinham apenas a função decorativa, e só mais tarde foram associadas às orações.
Atualmente, nas festas de Ano Novo, casamento, nascimento e em comemorações festivas em geral, a figura do grou "tsuru" está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes.
Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil origami de grou para que ela se restabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.
No Japão, todos os anos - no dia 6 de agosto - são depositados inúmeros conjuntos de mil tsurus ( vindos de todas as partes do Japão e do mundo) nos mausoléus e monumentos a Paz feitos em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroshiima, com a intenção de que isso jamais venha a se repetir.
Para a confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas formando-se assim uma corrente de pensamento positivo, estes conjutos de tsurus, são feitos por escolas, associações, entidades, enfim, por um grupo de pessoas que se uniram para lutar por uma causa nobre a PAZ !

9 comentários:

  1. Só poderás receber notícias boas! Não tenho dúvidas!
    Cá aguardo para saber!
    És linda!
    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Ola Bá. Estamos torcendo para que receba ótimas notícias pós-tratamento. Estamos fazendo um movimento na blogosfera para não deixar o assunto "Linfoma no sus" morrer, afinal você sabe, mais do que ninguém, sabe da importância do SUS poder arcar com o tratamento. Gostaríamos de enviar materila para você publicar no seu blog, caso ache pertinente. Poderia enviar seu contato?

    O email é institucional@abrale.org.br

    Um abraço e que você tenha apenas boas notícias na sua vida. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Ai Bah, é tão bom ler isso, saber que você passou por tudo isso e acabou nos da tanta esperança e eu fico tão feliz por você, por você ter sido tão corajosa esse tempo todo, por ter sido tão brilhante.

    E achei lindo isso da sua irmã fazer os tsurus, só o trabalho que dá pra fazer e a intenção dele, faz a gente ficar tão bobo e feliz.


    E sua tomografia não vai constar mais nada, estou aqui sempre na torcida.

    =* beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que linda irmã vc tem, que linda declaração de amor, que boa hora esses passaros chegaram para te visitar e trazer a cura! Vou pega-los virtualmente para mim. Abraços Apertados!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bá! não nos conhecemos, te encontrei nas minhas leituras no oncoguia. Parabéns pelo lindo blog e pela linda pessoa que és! Dá para sentir daqui a tua energia, tua garra e o amor de teus amigos, assim como da tua irmã com os tsurus! fantástico este ato de amor!
    Abraço
    Raquel
    Pelotas-RS

    raquelfbarboza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. oI Baby! to tao feliz pq vc esta nessa reta final, to vendo que meus pedidos foram atendidos....tinha crtza q vc naum estaria sozinha que Deus ia olhar por ti...msmo longe pedia em minha orações força pra vc superar td isso!

    que Deus te abençõe sempre!
    estarei aki torcendo por ti Flor!

    Bjoooossss
    Saudadesss carequinha preferidaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Estou aqui passeando pelo seu blog e me deparei com os tsurus que tua irmã fez pela sua cura...
    Eu estou me formando no final do ano em Artes e o tema da minha monografia será o "Origami como recurso terapêutico para para crianças e jovens com câncer".
    Gostaria de saber se durante seu tratamento, vc teve contato com algum terapeuta ocupacionale se desenvolveu algum tipo de atividade artística como terapia.
    Se puder responder será de grande valia pra enriquecer meu trabalho.
    Ah! vc sabe fazer origami? Fez algo de origami durante o tratamento?
    Um beijo grande em vc e sua família...
    Parabéns pela vitória!
    E muuuuuuita saúde pra ti!!!!

    ResponderExcluir