terça-feira, 14 de abril de 2009

Últimos dias no mínimo agitados.
Minha irmã veio me visitar, e isso significa presentes e muitos trabalhos manuais.Acho que esses dias que precedem o meu 4° ciclo foram mais que maravilhosos, e com certeza vão me deixar bem mais tranquila para aguentar os cinco dias de cárcere.


Primeiro fizemos um monte de chocolates e trufas nas mais variadas formas e com um recheio mais gostoso que o outro.Aproveitei pra fazer alguns ovos a parte para presentear algumas pessoas especiais, entre elas as duas enfermeiras atenciosas que me tratam tão bem e é claro meu médico que sempre tenta fazer esse tratamento ser o mais confortável possível.

Depoiscomeçamos a sessão de trabalhos manuais, almofadas,filtro dos sonhos,tricô, crochê, aplicações em roupas entre outras coisas.Cada coisa uma mais linda que a outra.Resolvemos reviver os trabalhos tão caprichosos que minha avó fazia, e fazia muito bem.Acordamos a máquina de custura,mechemos nos paninhos dela,nas colchas e nos retalhos que ela guardava.E tenho certeza de que ela estaria muito orgulhosa vendo eu, minha irmã e minha mãe fazendo as coisinhas que ela tanto gostava de fazer.E assim íamos passando o tempo (e como passou rápido), em meio a linhas e risadas.
É claro que ocorrem coisas que a gente não planeja.Há algum tempo a gente tinha conseguido uma mulher que cuidasse do meu avô em tempo integral.Estava tudo indo bem, ela morava com ele na casinha dos fundos, dava banho,comida,trocava a fralda e fazia tudo o que era necessário.Era uma situação boa, porque sempre íamos visitá-lo, levar alguns mimos e ver se ele estava bem.Infelizmente meu avô não é uma das pessoas mais fáceis de se conviver, ele não consegue andar muito bem, as vezes teima em comer, acorda no meio da noite, grita e esquece das pessoas.Infelizmente ela disse que não estava dando conta de cuidar dele.

Tivemos então que tomar uma decisão muito difícil, colocar ele em uma casa de repouso.Apesar de tentarmos manter ele pertinho da gente chegou em um ponto que não dava mais.As vezes não conseguíamos erguê-lo do chão,as vezes ele não escutava, as vezes teimava em comer,e por mais que a gente tivesse paciência escutar a mesma frase vinte vezes tirava a gente do sério.
Ontem levamos ele lá, deixamos ele bem cuidado com três enfermeiros e dois senhores companheiros de quarto.A cena de deixar meu avô lá fez com que minha irmã e irmão não segurassem as lágrimas.Mas estamos tranquilos, ele está bem, está seguro.



Passei bem esse último ciclo, os efeitos colaterais não foram tão cruéis, e até a mucosite malvada nem apareceu.
Ontem fiz também a minha consulta pré-internação.Meus exames estão bons, porém desta vez vou ter uma novidade: uma transfusão.Pois é,minha anemia desta vez ficou um pouquinho mais forte, o que explica minhas recentes dores de cabeça.Tudo bem, até acho que estava na hora, aguentei as pontas muito bem até agora.Meu médico ainda me deu outra notícia melhor ainda, ele disse que eu não vou ter que fazer radioterapia.Agora é só respirar bem fundo e dizer: Atepenúltima!
Nem acredito, é uma delícia poder ver o finalmente o finalzinho ainda mais perto.
E olhar pra trás e ver que eu estou com uma bagagem de conhecimento enorme.Agora vejo a quantidade de coisas boas que esse diagnóstico me trouxe.

Outro dia estava comentando com a minha irmã o quanto eu estava me achando bonita nesses ultimos tempos.Seria possível?Ela disse que quando ela trabalhava no hospital do câncer ela sempre olhava as pessoas antes e depois de terem recebido o diagnóstico, e ela percebia que existia uma luz, um brilho que aparecida em cada rosto.E sabe de uma coisa? Eu acredito piamente nisso!
Acho que por acreditarem,por lutarem pela vida, cada célula do corpo produz um brilho próprio


É isso, bora lutar contra o invasor mais uma vez!
BANG BANG.



beijo a todos!

15 comentários:

  1. Olá menina bonita.....Deus te abençoe com toda sorte de bençãos.
    Com amor
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Cidinha Reis (Primavera)14 de abril de 2009 às 16:43

    Que encanto que foi sua Pascoa.Amei rever a Lara, e que bom ter uma irma assim, muito prendada,dedicada e carinhosa.
    Muito bom saber das informacoes sobre o tratamento, e como ve, esta chegando "os finalmente" e sera um sucesso.
    De tudo isso realmente, saimos com mais forca e aprendizado,nos enriquecemos com tanto conhecimento, e damos muito valor em cada pequena coisa que nos cerca.
    Quanto ao vovo, decisoes importantes assim, as vezes, sao necessarias para melhor bem estar dos "voinhos",desejo td de bom pra ele.
    Pra vc muita luz,firmeza e fe que ja deu tudo certo, no combate ao invasor.Bjs a todos e fique com Deus,fofinha.

    ResponderExcluir
  3. Querida guerreira! Os últimos dias foram de provas, felicidade e tristeza convivendo lado a lado. Felicidade de ter a lara perto e tristeza do avô ter que ter cuidados que não podíamos dar. Quarto ciclo e o fim se aproxima. E lá na frente , cada vez mais perto, o cursinho, os passeios na lagoa, a cachoeira...vamos lá

    ResponderExcluir
  4. Bá querida....fortaleza!!! saudadona de vc querida e da turma do "HOLOS"..lembra??...bom lembrar das caras de vcs me oferecendo todas as manhãs o melhor Bom dia que vcs possuiam. Que brilho vc tem querida!...que delicia associar sua garra à presença da Lara linda e cheia de predicados culinários né???....um enorme beijo, que Deus continue te abençoando !

    ResponderExcluir
  5. Shoot 'em down, babe! BANG
    =*

    ResponderExcluir
  6. Querida guerreira! lembrei-me que nesta fase temos ferramentas para driblar a dor que são infalíveis. Uma chama-se Raíssa, o nosso socorro para as horas difíceis. Que Deus a abençoe sempre. mamy

    ResponderExcluir
  7. Pois é, eu vivo "aperreando" minha querida a vó pra me ensinar a costurar, mas ela que já foi professora de costura, insiste que já passou a época.
    Que bom que tudo está indo bem, e que bom que vc se diverte com sua família, sabe isso, faz um bem danado para os leucócitos. Uma vez os meus aumentaram de 4000 e pouco para 6000 e pouco do dia pra noite por causa da festa de são joão aqui de casa, dancei quadrilha e tudo mais.
    Vi suas fotos e lembrei da minha antiga careca... agora os fios são cacheados e mainha diz que vai ficar liso de novo, otimismo materno:), o ruim de ser cacheado é que demora mais para crescer, mas depois de tanta coisa não custa nada ficar um tempinho a mais com cabelo curtinho.

    Dias ensolarados para vc, com todo carinho e mimos que vc merece.
    inté

    lari

    ResponderExcluir
  8. sabes que uma programação para o "pós-linfoma" é aprender a costurar........


    E realmente, os trabalhos manuais, afastam qualquer fantasma!!!!!

    ahhhhhh minina.... tenho certeza que tudo dará certo!


    beeijos.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhos manuais parecem fazer parte do tratamento, né??
    Por que será?? Vou pensar mais à respeito...
    Gosto muito de fazer fuxicos e tricot e sabe que ano passado, quando fazia o tratamento, cheguei a ganhar dinheiro fazendo mantas???
    Pois é, querida, tenha firme em mente que isso é apenas uma fase da tua vida e logo, logo vai...passar...assim como tudo passa um dia.
    Vou vir sempre aqui, ok??
    bjkas,
    Marilisa

    ResponderExcluir
  10. Menina que blog é esse!!! Muit fantástico e lindo!!! A foto do perfil é de cair o queixo! Parabéns viu, você é uma artista!!!!

    Eu só não encontrei onde desliga o som, eu precisava fazer silêncio e não consegui desligar, sou um pouco devagar com isso, hehehe.

    Virei sempre aqui, amei ler o que você escreve!

    Beijos e boa noite.

    ResponderExcluir
  11. eu aprendi alguma coisa de artesanato no icesp, acho muito bom porque é uma distração enorme, principalmente em tempos dificeis, acho muito legal que costura, eu não sei nem pregar um botão...rs


    bahhh querida, adorei seu comentário, foi outro que me emocionou bastante depois de ler, obrigado mesmo pela força, isso nos faz um bem danado, saber que pessoas que passam pelo mesmo que nós, nos envia energia positiva, obrigado mesmo, de coração.


    um grande beijo pra você.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bá, sou a Madi (madrinha) da Maria Fernanda e estou muito feliz por você também estar em seu último ciclo de químio. Fefê já havia me falado sobre você, mas eu ainda não tinha entrado em seu blog. Muito bonito, Bá, e imagino o quanto ajudará pessoas que ainda assustadas com o diagnóstico procuram força em jovens como vocês. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. BA FIQUEI MUITO EMOCIONADA LENDO TEU BLOG NAO DEU PRA SEGURA AS LAGRIMAS!
    SAIBA Q ESTOU AQUI DO TEU LADO SEMPRE TEU E D TODA A FAMILIA,FAREI POR VC QUANTAS PROMESSAS Q FORPRECISO PRA TE VER BEM E FELIZ
    TE AMO MINHA CUNHADINHA
    FICA COM DEUS
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  14. ..Bá e Lúcia...continuem firmes e tendo a certeza que nossos pensamentos bons e toda a sorte de energias positivas estamos enviando pra vcs...
    Beijoooo....dentro do coração!!!

    ResponderExcluir
  15. linda guerreira! quantos amigos compartilham conosco esta fase. Ânimo, amanhã é um novo dia e tudo ficará mais facil.

    ResponderExcluir